Existem três principais níveis de manutenção baseada na condição dos equipamentos que se deve prestar atenção. Cada um dos três tem interdependências e fornecem insights aos responsáveis pela manutenção, para que eles possam tomar decisões informadas e com base em fatos sobre seus equipamentos.
Manutenção baseada em condição do lubrificante
Monitorar o lubrificante por meio de amostragem e teste de laboratório determina os níveis de integridade de contaminantes e fluidos, bem como o teor de metal no fluido. Determinar a saúde do óleo permite a troca no momento certo. Trocar muito cedo gera despesas desnecessárias e trocar muito tarde reduz a vida útil do elemento de compressão, chamado de rotor. A saúde do óleo é um indicador da saúde do compressor, assim como um exame de sangue para uma pessoa. Além disso, sinais de desgaste e envelhecimento do rotor podem ser determinados pelo teor de metal no óleo. Por exemplo, altos níveis de metal no lubrificante podem indicar que os rotores ou rolamentos estão se desgastando, dependendo do tipo de metal circulando no lubrificante. Outra fonte de metal pode ser trocadores de calor ou outras passagens com as quais o óleo entra em contato. O teor de metal no lubrificante, portanto, também informa sobre a condição mecânica da manutenção baseada em condição.
Manutenção baseada em condição mecânica
Além da análise do lubrificante, o monitoramento de shock pulse (pulso de choque) examina os níveis de vibração e ruído para fornecer uma visão abrangente da saúde do rotor. Isso geralmente envolve instrumentos e sensores especiais para detectar níveis precisos de vibração e ruído. Níveis elevados de ruído ou vibração podem indicar um problema, como desgaste do rolamento ou degradação do rotor. A tendência do desgaste por meio do monitoramento de vibração com detecção de metais no óleo permite a construção de correlações e modelos preditivos para a vida útil restante.
Manutenção baseada em condição pneumática
Esse tipo de monitoramento analisa a qualidade do ar para garantir que todo o sistema esteja funcionando eficientemente. Com o monitoramento baseado em condição, as fábricas podem tomar decisões melhores com base em fatos sobre seus sistemas exclusivos. Esse nível de monitoramento testa o ar comprimido dentro do sistema, a pressão do ar nas tubulações, os níveis de fluxo de ar, a umidade e muito mais. Essa análise também pode indicar onde o sistema precisa de outro equipamento. Por exemplo, se um teste mostrar que há alta umidade no ar, indica que o sistema pode precisar de tecnologia de secagem para secar o ar antes de sair do sistema.
Quando se trata de prognósticos em sistemas de ar comprimido, saber quais parâmetros devem ser medidos e como devem ser analisados ajuda a estabelecer boas práticas na manutenção baseada em condição.
Conte com a Evolução Compressores para definir qual o melhor momento para realizar a manutenção dos seus equipamentos. Fale conosco!