É muito comum encontrarmos centrais de ar comprimido sem nenhum tipo de coifa instalada ou com coifas mal projetadas. Este é um erro que pode custar bastante caro ao cliente, pois o compressor acaba comprimindo novamente este ar quente dissipado e entrando em um círculo vicioso, onde cada vez o ar dissipado fica com temperaturas mais elevadas e o compressor torna a comprimi-lo, atingindo comumente temperaturas críticas de operação e desligamento dos compressores.
Outros problemas causados pelo aumento de temperatura de operação dos compressores, que por diversas vezes passam despercebidos por muitas empresas são:
• O aumento significativo do arraste de óleo para a linha de ar comprimido, facilitando ainda mais o aumento de temperatura e reduzindo a vida útil dos elementos coalescentes do sistema de filtragem nas empresas.
• A perda de propriedades de lubrificação do óleo e em casos mais graves o envernizamento do sistema de lubrificação do compressor, podendo levar até mesmo ao travamento de unidades compressoras e entupimentos do sistema de arrefecimento.
• O aumento de temperatura de descarga do ar comprimido para rede de ar, causando perda de eficiência de secagem nos secadores de refrigeração e danificando válvulas e componentes pneumáticos nas empresas.
Vamos conversar a respeito? Clique aqui e fale com nosso time de especialistas no WhatsApp agora mesmo!
