Linha Congelada?

Qualquer empresa que utilize sistemas de ar comprimido no momento que a temperatura ambiente cai perto ou abaixo do ponto de congelamento deve conhecer algumas verificações simples, mas necessárias, para garantir que a produção esteja protegida e para evitar interrupções e reparos caros e desnecessários:

1️⃣ Nos dias frios, a água de resfriamento ou o condensado do próprio ar comprimido podem ser uma área problemática. Independentemente do tipo de sistema que você tem, é fundamental certificar-se de que o sistema de resfriamento foi preparado para evitar o congelamento da água.

2️⃣ Certifique-se de que todos os drenos e sistema de tubulação estejam protegidos do ar livre. Isso pode evitar não apenas trincas na tubulação, mas também impedir que o condensado entre no suprimento de ar.

3️⃣ Em casos extremos, pode ser benéfico adicionar um elemento de aquecimento que corre ao longo da parte externa da tubulação ou do dreno.

✅ Dica extra: Se o equipamento estiver instalado, mas fora de operação, recomenda-se retirar todo condensado ou água de resfriamento que não estiver tratada para evitar rachaduras em tubos ou resfriadores.

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?